4.08.2019

Uma carta de amor para a humanidade

"(...)
Ser feliz é treinar o seu Eu para questionar as próprias verdades e posicionar-se humildemente como um ser humano em construção, um eterno aprendiz, pois, se você for autossuficiente, uma pessoa completa, será estéril, deixará de inovar e de se reinventar como educador, amante, líder, profissional.

Ser feliz é treinar a sua empatia e o seu altruísmo e declarar que, independentemente de cultura, sexo e condição social, somos membros de uma única família: a humanidade. É descobrir que as nossas diferenças estão na ponta do iceberg da nossa mente, pois, na imensa base, somos exatamente iguais. É ter a convicção de que ninguém pode ser chamado de ser humano se não respeitar os diferentes.

Ser feliz é treinar a pacificação da própria mente, não destruindo irresponsavelmente os seus recursos naturais ao sofrer por antecipação, ruminar perdas e mágoas, ter dificuldade em conviver com pessoas lentas, ser viciado em apontar falhas e elevar o tom de voz. Saiba que, antes do planeta Terra falir, primeiro vai à falência o planeta cérebro. 

Ser feliz, livre e saudável é treinar o próprio olhar para ver o encanto nas limitações e nos defeitos dos outros, pois você também é imperfeito, e só não erra quem está morto. É saber que pode conviver com milhares de animais sem sofrer uma desilusão, mas que não escapará às frustrações no convívio com outros seres humanos. É saber que também você frustará as pessoas que mais ama.

Ser feliz é deixar de ser um predador de quem falha, pois, por trás de uma pessoa que fere há uma pessoa ferida. É saber que a maior vingança contra um inimigo é compreendê-lo e perdoá-lo; e o maior favor que lhe pode fazer é odiá-lo, pois ele dormirá consigo e destruirá o seu sono. Só é feliz quem é capaz de fazer os outros felizes. 

Ser feliz é treinar o próprio Eu para saber que ciúme é saudade de si, pois quem tem ciúme exige do outro a atenção que não dá a si próprio, exige que o outro reconheça como ele nunca se reconheceu. Ser feliz é saber que, antes de namorar com alguém, você precisa de namorar com a sua vida. Se ninguém lhe der flores, vá à florista e compre-as para si. 

Ser feliz, livre e saudável é reconhecer que ao longo da História, atirámos pedras à parte mais generosa da humanidade, as mulheres. É entender que ainda hoje as apedrejamos com o padrão tirânico de beleza com salários inferiores pelas mesmas atividades. Ser feliz é saber que as mulheres são os diamantes da humanidade. Se elas dominassem o mundo, haveria menos guerras, pois não teriam coragem de enviar os próprios filhos para os campos de batalha. 

Ser feliz é ter convicção de que os tesouros da humanidade não são as empresas, o petróleo, o ouro, mas as nossas crianças. É ser contra o assassínio coletivo da infância. Elas têm tempo para tudo, menos para ter infância. É não as intoxicar digitalmente nem com excesso de atividades, pois o génio de hoje, tornar-se-á o adolescente ansioso de amanhã. É não dar drogas de obediência a quem tem a síndrome do pensamento acelerado mas não é hiperativo - e apenas um por cento o são. É saber que o melhor medicamento é o seu tempo; tempo para brincar, ser palhaço, contador de histórias, ser um herói imperfeito.

Ser feliz é treinar a sensibilidade para compreender que a vida é assombrosamente breve para se viver e dramaticamente longa para se errar. Ser feliz não é estar alegre em todos os momentos, mas usar a ansiedade para nutrir a tranquilidade, as vaias para irrigar a coragem e as derrotas para dar musculatura à capacidade de se reinventar.

Ser feliz não é apenas festejar aniversários e datas importantes, mas festejar diariamente a existência de quem amamos. É dizer aos filhos: "És insubstituível, obrigado por existires!" É declarar aos pais: "Sem vocês, o meu céu não teria estrelas." É confessar ao ser amado: "De todas as coisas que conquistei na vida, tu és a melhor delas." Ser feliz é ser um engenheiro de janelas light nos solos do inconsciente de quem amamos.

Portanto, ser feliz, livre, saudável, não é uma fatalidade do destino, mas uma questão de treino, é aprender a perder o trivial para conquistar o essencial. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir conquistar o oásis por dentro. É ter maturidade para perguntar: "Onde é que eu errei sem saber?" É ter sabedoria para dizer: "Desculpa, dá-me mais uma oportunidade." E, acima de tudo, é nunca desistir da vida, mesmo que desistam de si. É saber que a sua paz vale ouro e que o resto é insignificante. 

Que você conquiste todos os dias uma felicidade sustentável e treine para ser livre mentalmente e saudável emocionalmente. Se treinar, não tenha medo de falhar; se falhar, não tenha medo de chorar; se chorar, corrija as suas rotas, mas não desista, dê sempre uma nova oportunidade a si próprio. Que nas suas primaveras emocionais, você seja amante da alegria e, nos seus invernos existenciais, seja amigo da sabedoria. 

Nunca desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida, pois, apesar dos seus defeitos, a sua vida é um espetáculo único, imperdível e irrepetível."

Augusto Cury - "O homem mais feliz da história"

1 comentário:

Green disse...

Gostei imenso do texto, muito bom.